Hospital Regional Público da Transamazônica

Inaugurado em dezembro de 2006, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, na região sudoeste do Pará, foi idealizado e concebido para prestar atendimento humanizado e de qualidade, em média e alta complexidades ao usuário referenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Estado, sendo esta sua missão até os dias de hoje.
A unidade é referência para aproximadamente 500.000 mil habitantes dos nove municípios que fazem parte da Região de Integração do Xingu (Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará, Vitória do Xingu). Uma unidade de retaguarda, com atendimento de urgência e emergência e a única a possuir serviço de Hemodiálise. Com quase dez anos de existência, o HRPT, já realizou um quantitativo expressivo de atendimentos. Para fins de comparação, seria como se toda a população da região tivesse sido atendida pelo menos quatro vezes na unidade nesse período.
Pertencente ao Governo do Estado, o HRPT é administrado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde (SESPA), uma parceria comprovadamente bem-sucedida, gestão profissional em um hospital 100% público.
Habilitações e certificações/ Prêmios e reconhecimentos
- Hospital Amigo do Meio Ambiente – 2017 e 2015- Destaque no 42º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular – 2017
- Hospital livre do mercúrio (Free Mercury)
- Selo Verde
- Hospital Best
- Reconhecimento da Sociedade Brasileira de Nefrologia
- Qualidade na esterilização (3M)
- Hospitais Saudáveis
- Certificação ONA3
- Segundo Revista Exame, o HRPT está entre os 10 melhores hospitais públicos do Brasil

Missão

Visão
Princípios de atendimento

Qualidade

Humanização

Profissionalismo

Ética
Alto índice de satisfação do paciente
A taxa de “satisfação do usuário interno” (paciente internado) cresce a cada ano, desde 2010. Naquele ano, 92,91% dos pacientes internados disseram que estavam satisfeitos com os serviços do hospital; em 2012 subiu para 98,2% e em 2013 chegou a 98,8%, atingindo, em 2015, 99,1%.
Em 2014, o hospital passou a oferecer novos serviços aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS): Mastologia, Endocrinologia, Ressonância Magnética. As novas especialidades melhoraram ainda mais o atendimento e a oferta de serviços à população de Altamira e de mais oito municípios da Região do Xingu.
A ampliação desses serviços decorreu de um estudo de demanda que revelou, entre as principais necessidades da população, atendimento em Neurocirurgia e Cirurgia Pediátrica.
Foi implantado o Núcleo Interno de Regulação (NIR) e ampliada à capacidade de atendimento nas áreas de Neurocirurgia e Cirurgia Pediátrica.
Em 2015, o HRPT iniciou o atendimento na área da oncologia. O Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), disponibilizou recursos para contratação de um médico oncologista. É mais um hospital público a atuar nessa área fora da capital.
O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) está localizado em Altamira, no sudoeste do Pará. Um município considerado o maior do Brasil em extensão territorial e o 5º no mundo. A Cidade fica às margens do Rio Xingu e é cortada, no sentido leste-oeste pela rodovia BR-230, a Transamazônica. Altamira é uma cidade pólo, há cerca de 800 km da capital, Belém, e tem como uma de suas características reunir, em um só lugar, pessoas de todo o país, dezenas de etnias indígenas e belas paisagens naturais.
Na região do Xingu, o HRPT é a única unidade hospitalar a possuir um serviço de Hemodiálise com 21 máquinas.
A equipe do HRPT conta com uma equipe de 548 colaboradores, além de 38 terceirizados e 78 médicos
Especialidades atendidas
- Pediatria;
- Endocrinologia;
- Clínica Médica;
- Neurologia;
- Neurocirurgia;
- Gastroenterologia;
- Cirurgia Geral;
- Reumatologia.
- Cirurgia Vascular;
- Cirurgia Pediátrica;
- Traumato Ortopedia;
- Oncologia Clínica;
- Otorrinolaringologia;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Mastologia;
- Hematologia.
- Cardiologia;
- Nefrologia;
- Pneumologia;
- Infectologia;
- Buco-Maxilo;
- Urologia.
Serviços de diagnósticos
- Laboratório de Análises Clínicas;
- Patologia Clínica;
- Raios X;
- Tomografia;
- Mamografia;
- Ultrassonografia;
- Endoscopia.
- Ecocardiograma Doppler;
- EEG – Eletroencefalograma;
- ECG – Eletrocardiograma;
- Ergometria;
- Holter;
- Mapa;
- Densitometria Óssea.
- Ressonância Magnética.
Número de leitos
O HRPT possui 97 leitos sendo:
- 21 clínicos;
- 32 cirúrgicos;
- 15 pediátricos;
- 6 obstétricos;
- 9 UTI Adulto;
- 5 UTI Pediátrica;
- 5 UTI Neonatal;
- 4 berçários alto risco;
Há ainda um Centro Cirúrgico com 4 salas. O Ambulatório com 5 consultórios e o Pronto-Socorro com 11 leitos.
Atendimentos
O Hospital Regional Público da Transamazônica realizou em 2017:
Atendimentos
Internações
Exames
Cirurgias
Prêmios e certificações
- Hospital livre do mercúrio (Free Mercury);
- Comenda Honorífica da Câmara de Vereadores;
- Selo verde;
- Hospital Best;
- Reconhecimento da Sociedade Brasileira de Nefrologia;
- Qualidade na esterilização (3M);
- Hospitais Saudáveis;
- ONA 1;
- ONA2;
- ONA3.
Organização Nacional de Acreditação – ONA
O Hospital Regional de Altamira recebeu sua primeira certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) em 2010 quando obteve a certificação ONA 1 – Acreditado, após processo avaliativo dos auditores credenciados junto à Organização. Em 2012, a unidade recebeu a certificação ONA 2 – Acreditado Pleno. Em abril de 2016, a certificação ONA 3 – Acreditado com Excelência, que caracteriza a maturidade na qualidade do serviço. Na avaliação dos auditores, as certificações são concedidas somente às unidades hospitalares que atendem a criteriosos processos de segurança do paciente, do colaborador e de gestão integrada.