Comovente ensaio fotográfico mostra bebês recém-nascidos com roupas natalinas

A sessão de fotos foi realizada pela primeira vez pelo Hospital Regional da Transamazônica. O ensaio reuniu pais e a equipe assistencial com os recém-nascidos internados

Os recém-nascidos no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), localizado em Altamira (PA), foram protagonistas de um ensaio fotográfico especial e inspirado no período do Natal.

Promovido pela equipe assistencial da unidade, a sessão de fotos reuniu mães e pais de bebês prematuros, além dos profissionais que atuam no cuidado dos pequenos internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal do HRPT.

“A ideia surgiu a partir da convivência diária com as mães. Queríamos que a família pudesse levar uma lembrança para casa do período de internação e da luta dos pequenos”, explica Bruna Correia, fonoaudióloga da unidade.

Durante o ensaio, a equipe multiprofissional do HRPT, gerenciado pela Pró-Saúde, acompanhou e prestou apoio à ação para evitar qualquer complicação com os bebês, além de seguir todas as recomendações do Ministério da Saúde de prevenção ao novo coronavírus (Covid-19).

As roupinhas natalinas foram costuradas pela própria fonoaudióloga e os adereços cedidos pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) do hospital.

Ensaio de natal bebês

Valdenes Calaço, mãe da pequena Millena, nascida no dia 22 de novembro, acompanhou emocionada o ensaio. “Quando eu a vi vestidinha com a roupinha de Natal, já comecei a me emocionar. Ela está muito linda! E do jeito que ela é espertinha e com os cuidados da equipe, logo iremos para casa”, comemora em esperança a mãe.

Já o pequeno Felipe Gabriel, prematuro de 30 semanas, foi acompanhado no ensaio pelo pai Valdemir Vendramini. “Gostei demais dessa surpresa. Minha esposa está se recuperando em casa, então venho todos os dias ver o Felipe. Estamos ansiosos para que ele vá para casa”, conta.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil, 11,7% do total de nascimentos são partos prematuros, que são bebês que nascem com período gestacional inferior a 37 semanas.

O Hospital Regional Público da Transamazônica pertence ao Governo do Pará, sendo gerenciado pela Pró-Saúde, uma das maiores entidades filantrópicas do país.

A entidade realiza a gestão de serviços de saúde há mais de 50 anos. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, está presente em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

Acompanhe mais fotos do ensaio: