Hospital Regional de Altamira conscientiza sobre prescrição, uso e administração de medicamentos

2ª Semana de Farmácia Hospitalar segue até a próxima sexta-feira (24)

Ao longo desta semana, colaboradores e usuários do Hospital Regional Público da Transamazônica, em Altamira, estão conhecendo um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido pelos farmacêuticos da unidade. A 2ª Semana de Farmácia Hospitalar é uma ação promovida pela Pró-Saúde, uma das maiores instituições filantrópicas de gestão de saúde do Brasil, responsável pela administração do hospital.

O objetivo do evento é conscientizar a respeito da valorização no atendimento clínico, criar debates sobre prescrição, uso e administração de medicamentos, além de comemorar o Dia Nacional do Farmacêutico, celebrado no último dia 20 de janeiro.

As ações programadas vão de palestras e atividades para colaboradores e usuários, até a coleta de doações de material escolar para crianças carentes.

Na manhã desta quarta-feira (22), os farmacêuticos do Regional da Transamazônica prepararam dinâmicas informativas e visitaram os postos de enfermagem da unidade para conscientizar médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem sobre a importância da aplicação correta de dosagens de remédios, principalmente em relação aos Medicamentos de Alta Vigilância (MAV).

“O nosso objetivo é orientar o desenvolvimento de estratégias que reforcem a segurança do paciente, como a dupla checagem, verificação da prescrição, identificação e rotulagem de cor amarela, entre outros, sempre visando a segurança do paciente”, explicou Rodrigo Coppi, coordenador de Farmácia.

Para a enfermeira Letícia Nunes, ações como as de hoje são essenciais para aproximar os profissionais e, principalmente, facilitar a comunicação efetiva, evitando danos aos pacientes. “Assim podemos oferecer uma assistência de qualidade e segura, impedindo que possa vir a acontecer acidentes e intercorrências”, afirmou.

As ações da 2ª Semana de Farmácia Hospitalar seguem até a próxima sexta-feira, 24/1, no Hospital Regional Público da Transamazônica. Durante todos os dias estão sendo coletadas doações de material escolar, que serão entregues para crianças carentes da região.

Programação

Quinta-feira (23)

– 10h: Cine pipoca – Apresentação de histórias de uso de medicação (vício-entorpecente, narguilé, utilização de medicamentos por profissionais da saúde).

– 15h: Conscientização dos pais sobre a importância da vacinação, higienização, banho, cuidados com verminoses e piolhos.

– 16h: Estratégias de conscientização dos riscos e perigos do narguilé.

– 17h: O anticoncepcional e a pílula do dia seguinte: orientação, o que pode causar, como identificar, prevenção e diminuição de riscos.

Sexta-feira (24)

– 14h: Palestra – Instrução sobre a necessidade dos exercícios físicos, suplementos alimentares (mitos e verdades), vitaminas, cafeína.

– 15h: Palestra – Medicamentos que causam diarreias.

– 16h: Encerramento do evento.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros – a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativo, política de integridade e valores cristãos.