Quem passou em frente ao Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT)), em Altamira, no sudoeste do Pará, na manhã desta terça-feira, 7/11, pela Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, foi abordado por uma equipe da unidade. O motivo da abordagem? A conscientização e o incentivo à doação de sangue, por meio de uma blitz educativa.
Cerca de 20 colaboradores se dividiram pelos cruzamentos próximos à unidade para entregar panfletos educativos a motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres que passaram pelo local. A equipe também conversou com as pessoas, falando sobre a importância de doar sangue e as incentivando a procurar o hemonúcleo local.
A ação faz parte da Campanha de Doação de Sangue do HRPT, que é realizada anualmente, em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Este ano, a programação começou no dia 23/10 e segue até o dia 8/11, com ações internas e externas. A blitz foi uma espécie de encerramento da campanha, com o objetivo de levar a informação à população de Altamira.
Único na Região de Integração do Xingu a possuir uma Agência Tranfusional em sua estrutura, para gerenciar as bolsas de sangue enviadas pelo Hemopa, o Hospital Regional Público da Transamazônica realiza, em média, 156 transfusões sanguíneas por mês. O HRPT, que é gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar por meio de contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) desde 2006, atende pacientes de nove municípios da região – Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu -, o que dá um total de aproximadamente 500 mil habitantes.
Por isso, é muito importante que as doações ocorram e supram o estoque do hemonúcleo, para abastecer o Hospital Regional e as outras unidades de saúde da região. “Nos últimos anos, nós aumentamos a quantidade de cirurgias realizadas e isso faz com que a nossa demanda de utilização de sangue também aumente. Então fazemos essa campanha anual para que os estoques possam ficar regulares, tanto o nosso quanto o do próprio Hemopa”, explica o diretor-geral do HRPT, Edson Primo.
Doação de sangue
Para ser um doador de sangue, é preciso atender a alguns critérios simples, como estar bem de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter entre 16 e 69 anos – sendo que pessoas com 60 anos ou mais só podem se já tiverem feito doação antes.
Procure o Hemopa com um documento de identificação original com foto – no caso de adolescentes de 16 e 17 anos, é preciso uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis. O doador precisa estar bem alimentado e descansado.
O Núcleo de Hemoterapia de Altamira fica localizado na Av. Brigadeiro Eduardo Gomes, S/N, bairro Esplanada do Xingu. O Hemopa funciona de segunda à sexta-feira, das 7h às 13h.