Hospital Regional de Altamira e Prematuridade.com promovem curso sobre a pele dos bebês

Cuidados durante procedimentos invasivos, prevenção de lesões na pele do recém-nascido, escolha de produtos para a pele, além de como passar uma orientação correta aos pais quanto aos cuidados com o recém-nascido são alguns dos temas que serão abordados durante o curso ‘Prematuro: uma questão de pele’. A capacitação ocorrerá no dia 25/9, às 8h, no auditório do Hospital Regional Público Transamazônica (HRPT), em Altamira, no sudoeste do Pará.

A formação será promovida através de uma parceria entre o HRPT e a Prematuridade.com, com apoio da Johnson & Johnson, e será destinada a colaboradores do Hospital Regional e a profissionais da saúde que trabalhem junto aos bebês prematuros em UTI’S Neonatais, berçários e maternidades. A ideia é que os participantes se tornem multiplicadores dos cuidados com os recém nascidos em seus locais de trabalho.

A ministrante será a enfermeira Sanah Pohlmam Issa, da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre. O curso terá oito horas de duração, sendo quatro horas de aula teórica e quatro de práticas.

A diretora de enfermagem do HRPT, Luciane Madruga, ressalta a importância de capacitar os colaboradores da unidade, além de abrir o curso para que outros profissionais da região possam participar. “É muito importante para gente, ainda mais se tratando de uma equipe multiprofissional como é a nossa, que trabalha diretamente com esses bebês de baixo peso. E essa capacitação soma com o trabalho que já realizamos para manter a qualidade e a segurança desses recém-nascidos. A gente também sabe que abrindo vagas ao público externo, o conhecimento se multiplica por toda a região, porque os profissionais levam o aprendizado para a realidade deles e, assim, todos acabam ganhando’, destaca.

Para uma das idealizadoras da formação, a vice-diretora executiva da Prematuridade.com,  Aline Hennemann, esse trabalho é fundamental. “Estamos buscando com este curso diminuir os danos ao recém-nascido, bem como melhorar a qualidade de vida dele e de suas famílias com a diminuição do tempo de internação. O cuidado com a pele do prematuro é de suma importância, por isso acredito muito neste projeto”, declara.

A realização de capacitações como essa vai de encontro aos valores da Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do Hospital Regional Público da Transamazônica desde sua inauguração, em 2006, através de contrato coma Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A entidade preza pela qualidade e por isso busca a criação e o aperfeiçoamento constante de produtos e serviços, sempre considerando e visando a satisfação dos clientes internos e externos. Além disso, a Pró-Saúde também prioriza a responsabilidade social, com a valorização do ser humano e do meio ambiente.

Inscrições

As inscrições para o curso ‘Prematuro: uma questão de pele’ são gratuitas e serão realizadas no período de 18 a 22 de setembro, no Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional Público da Transamazônica. Os interessados em participar devem procurar a unidade em horário comercial. As vagas são limitadas.

Palestrante

Sanah Pohlmam Issa é formada em Enfermagem pela Universidade Feevale. Especializada em saúde pública com ênfase em saúde da família e enfermagem em neonatologia. Atualmente, Sanah trabalha na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, do Hospital Moinhos de Vento, um dos hospitais referência na área no Rio Grande do Sul.