Os membros eleitos da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), foram empossados na segunda-feira (30). No total, 21 colaboradores receberam o reconhecimento. A comissão é uma determinação legal pelo cumprimento da Norma Regulamentadora 5, que age prevenindo acidentes de trabalho.
Todos os membros eleitos, antes de assumir a função, passaram por treinamento teórico na própria unidade, que foi ministrado pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt). “Nosso principal foco é prevenir acidente com material biológico perfurocortante, que é o nosso maior risco pela característica de ser um ambiente hospitalar. É, por isso, que mais trabalhamos, para evitar essas ocorrências.”, explica a gerente do Sesmt, Lívia Viana.
Além do certificado, os colaboradores receberam a braçadeira para identificação imediata. Para o diretor-geral do hospital, Edson Primo, a rápida identificação em momento de crise pode ajudar. “A Cipa é o olho crítico e cauteloso do hospital. Essas pessoas são que promovem a prevenção e a segurança”, explica o diretor, que diplomou os novos membros.
É de competência dos cipeiros a realização de inspeções, elaborar mapa de risco, ajudar em processos do hospital, além de promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). “Os cipeiros são o braço direito do Sesmt. Aliás, os dois são orientadores para prevenir acidentes e promover a segurança de todos”, explica Lívia.
Após dez anos exercendo a função de copeira no Hospital Regional, a colaboradora Maria de Nazaré, de 43 anos, decidiu participar das eleições da Cipa e foi escolhida para representar seu setor: o Serviço de Nutrição e Dietética (SND). “Para mim é uma honra fazer parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Eu quero ajudar a prevenir a saúde e evitar os acidentes de trabalhos dos meus colegas de trabalho, já que aqui construímos também uma família”, comenta a colaboradora.
O colaborador Jefferson Azevedo foi um dos enfermeiros mais votados. Em sua gestão, ele pretende, por meio de trabalhos de conscientização na unidade, reduzir os índices de acidentes a zero. “Ajudar os colaboradores e a instituição a diminuir os números de acidentes de trabalho me levou a assumir essa responsabilidade. E, claro, assumir um trabalho de prevenção para promover a segurança dentro e fora da unidade será meu maior objetivo, sempre”, frisa.