HRPT promove primeira edição da Campanha de Vacinação 2017 para colaboradores

Female doctor giving an injection to a patient at the hospital

Começa na próxima segunda-feira, 16/01, a primeira edição da ‘Campanha de Vacinação’ do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) para os colaboradores, médicos e terceirizados da unidade. A cada três meses, o hospital irá realizar a vacinação. Segundo a gerente de Recursos Humanos do HRPT, Lívia Viana, o objetivo da ação é imunizar 100% dos colaboradores até outubro.

Nesta primeira edição, 133 colaboradores deverão ser vacinados contra as doenças: difteria, tétano, tríplice viral, hepatite B e febre amarela. A agenda garante ao trabalhador a promoção da saúde dentro do local de trabalho, além da imunização do organismo contra as doenças infecciosas.

A vacinação será realizada nos dias 16 e 17/1, das 10h às 12h e das 17h30 às 20h. Nos dias 18 e 19/1 será das 13h30 às 15h30.

Imunização

Hoje, um dos critérios para integrar o quadro do HRPT é a apresentação da carteira de vacinação atualizada e a realização dos exames admissionais. Além disso, depois de admitido, a unidade seleciona por etapa alguns colaboradores e convoca mensalmente para realização dos exames periódicos. “O benefício dessa avaliação é o controle do status vacinal dos nossos colaboradores. É a partir desse controle que identificamos se o organismo desse trabalhador ficou resistente a um determinado vírus e, consequentemente, haverá a necessidade de reforço dessa vacina. Mas a maior vantagem é a identificação de organismos imunizados sem risco para o paciente, como também, para os próprios colaboradores”, explica a enfermeira do Trabalho, Vanessa Alcântara.

As atualizações do calendário vacinal do HRPT respeitam as normas preconizadas pelo Ministério da Saúde e Estado do Pará, que versam sobre imunização. Na avaliação do médico do trabalho, Pedro Guilherme da Silva Júnior, a Campanha de Vacinação é o principal aliado para promover a prevenção de doenças dentro da unidade hospitalar. “As campanhas são resultado de uma determinação legal para promover a prevenção de doença”, explica a médico.

As próximas campanhas de vacinação do HRPT estão programadas para abril, julho e outubro. Para tomar as vacinas, os trabalhadores deverão apresentar-se à sala de Medicina do Trabalho munidos do cartão de vacinação.