HRPT promove semana interna de prevenção de acidentes de trabalho

Com o objetivo de conscientizar e educar cerca de 560 colaboradores que atuam no Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, a unidade promoveu a 9ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), que levantou temas exclusivamente voltados para a saúde, segurança e bem-estar do trabalhador.

Palestras, orientações e demonstração de equipamentos, foram algumas ações ocorridas ao longo da semana. Segundo a diretora de Enfermagem e Apoio do HRPT, Luciane Madruga, a temática é de extrema importância. “Desde a primeira Sipat, conseguimos diminuir, consideravelmente, os acidentes de trabalho no decorrer dos anos. Aproveitamos a semana para levantar diversos temas, como alimentação saudável, dependência química, doenças ergonômicas, entre outros assuntos, que foram abordados para a segurança do nosso colaborador e que têm a maior relevância à saúde”, ressaltou a diretora.

Durante a programação, foi apresentado o gráfico de acidentes dentro da unidade. Os números revelaram uma redução relevante no período de 2012 até 2016. Segundo a presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), Vanessa Alcântara, a redução se deve à atuação da comissão e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (Sesmt) na unidade. “Ações como a Sipat, assim como outras ocorridas ao longo do ano, ajudam consideravelmente a conscientizar e educar os colaboradores a atuarem de forma correta”, relata Vanessa, que complementa dizendo que o monitoramento e controle para medir os índices de acidentes na unidade é constante, bem como, a atuação de estratégias de prevenção.

O evento, promovido pela dentre nos dias 24 a 28/10, teve como objetivo conscientizar os profissionais sobre a prevenção de acidentes, e ainda tirar dúvidas sobre o assunto. “Fizemos questão de mostrar a importância da prevenção e do uso adequado dos equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletivos (EPC)”, destaca o técnico de segurança, Ignado Maia.

Números
De acordo com Sesmt, o HRPT trabalha há 68 dias seguidos sem nenhuma ocorrência de acidente de trabalho. O recorde registrado pelo hospital é de 2.187 dias consecutivos, sem acidentes.