Outubro Rosa: Hospital Regional da Transamazônica promove a prevenção do câncer de mama

Outubro é o mês de conscientização sobre a necessidade de prevenção ao câncer de mama. O movimento é celebrado anualmente desde os anos 1990. O intuito da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e do colo do útero e para promover a prevenção e o diagnóstico precoce dessas doenças, contribuindo para a redução da mortalidade.

O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira (PA), é uma unidade do Governo do Pará, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, por meio de contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

Com o objetivo de informar as colaboradoras da Unidade sobre a importância do autoexame e do diagnóstico precoce, o jardim do Hospital Regional Público da Transamazônica se transformou em um espaço para o debate de questões importantes, por meio de rodas de conversas, a respeito dos dois tipos de câncer.

A ação, realizada na última semana, fez parte de uma programação que começou a ser desenvolvida no dia 3 e que se estende até o dia 31 deste mês, em alusão ao Outubro Rosa. Os mastologistas Celso Hideo Fukuda e Viviane Bressan foram os médicos convidados para a roda de conversa, que sanou muitas dúvidas que rodeavam as colaboradoras.

Segundo Viviane, o diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama, principalmente quando identificado cedo. Assim, ele pode ser tratado e impede que o tumor alcance outros órgãos. O autoexame das mamas também é uma estratégia efetiva na identificação precoce. “Quanto mais rápido ele for identificado em fases iniciais, na maioria dos casos, as chances de tratamento e cura aumentam”, explica.

Em 2016, Claci Natel Ribas Pereira descobriu um caroço na mama esquerda durante o autoexame. “Marquei consulta, fiz ultrassom e mamografia. No exame, identificaram um nódulo, mas a confirmação saiu com o resultado da biópsia. Tive o acompanhamento médico de excelente qualidade, desde o início, com a doutora e o Hospital Regional”, afirmou a paciente, que hoje está totalmente curada e foi convidada para participar da roda de conversa.

Programação

Durante o mês, o calendário de ações e atividades do Hospital Regional da Transamazônica inclui a realização de rodas de conversas, música, ginástica, dança e ações gratuitas. No dia 22 de outubro, a partir das 9h, será realizada a “Ginástica Laboral”. A ação será comandada pelo professor de Educação Física, Elissandro Verício, e será voltada para os colaboradores do Hospital Regional.

Já no dia 29, a psicóloga da Unidade, Kaillyn Torres, palestrará sobre “Autocuidado emocional”, em dois horários, às 9h e 16h. Na conversa, também voltada aos colaboradores, será abordada a importância dos pacientes enfrentarem com positividade o diagnóstico de câncer.

No dia 30, a partir das 11h, os usuários poderão participar de uma ação especial. Diversos serviços, como corte de cabelo, manicure e design de sobrancelhas serão oferecidos gratuitamente na Unidade. Além disso, haverá, no pátio frontal, uma apresentação musical em prol da prevenção ao câncer. No dia seguinte (31), um mini musical será apresentado e encerrará as ações do Outubro Rosa. No entanto, as ações de conscientização ocorrem durante todo o ano.