Novos membros da Cipa são empossados no HRPT

Há 11 anos trabalhando na Unidade, o coordenador de Apoio, André Maia, foi o colaborador mais votado durante as eleições para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), do Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), gerenciado pela Pró-Saúde Associação de Assistência Social e Hospitalar, em Altamira (PA). Além dele, outros 21 colaboradores que integram a CIPA foram empossados. “Já fiz parte da comissão duas vezes, indicado pela diretoria. Dessa vez quis me candidatar para dar auxílio na segurança dos colaboradores. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento dos colegas, que acreditaram que posso contribuir para esse trabalho”, destaca o coordenador.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes trabalha em conjunto com o Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt). “Esses colaboradores são os nossos olhos nos setores, para que possamos prevenir acidentes dentro da Instituição. Quanto mais prevenção, mais saúde”, reforça a técnica de Segurança do Trabalho, Elaine Brigano, que conduziu a cerimônia de posse.

Para realizar os trabalhos da comissão, os colaboradores que integram a CIPA, e que fazem parte de diferentes setores da Unidade, passam por um treinamento específico, teórico e prático, com duração de 20h. “A orientação é baseada na Norma Regulamentadora 32 para que eles possam atuar dentro dos seus setores”, explica Elaine.

Simone Oliveira, que atua como líder administrativo, também já fez parte da CIPA em outra gestão, eleita pelos colegas de trabalho. Desta vez ela foi indicada pela direção e se tornou a presidente do órgão na Unidade pelos próximos dois anos. “É um compromisso ainda maior representar toda a CIPA. Vejo essa indicação como um reconhecimento do meu trabalho dentro da Instituição. Nós temos uma equipe muito grande de colaboradores e ter um grupo de pessoas a mais para observar e orientar é fazer com que a precaução aconteça de fato”, ressalta a nova presidente.